ELETROTERAPIA ALIADA A FONOAUDIOLOGIA

Os profissionais que trabalham com reabilitação certamente já se depararam com alguns equipamentos específicos para eletroterapia. Mas afinal, o que é eletroterapia?
Eletroterapia é um termo genérico que se refere a qualquer técnica que faça uso de corrente elétrica a fim de se obter alguma melhora na saúde. Correntes elétricas, microcorrentes e muitos outros sendo utilizados para tratamentos de diversos fins fazem parte da lista.
Uma das especialidades que trabalha em parceria com a técnica é a Fonoaudiologia. Agindo como um complemento ao trabalho do fonoaudiólogo, este recurso tem trazido bons resultados. A eletroterapia é utilizada pelo fonoaudiólogo para trabalhar grupos musculares ou pontos motores que necessitam ser reabilitados. Estudos revelam a eficácia da Eletro aliada a Fonoaudiologia, em casos de pacientes com AVC, Gagueira e Paralisia Facial.
As correntes podem atuar em diferentes condições e promover analgesia (ausência de dor), contrações musculares, melhoria do fluxo circulatório local, tonificação ou relaxamento muscular, bem como incentivar a regeneração e a cicatrização de diversos tecidos corporais.

Fonoaudióloga:   Poliana de Sousa Licursi

Deise Carolina da Silva